sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Uberaba está infestada de carrapatos.


Uberaba está infestada de carrapatos por todos os lados, segundo informação de atendente do Centro de Controle de Zoonoses.

Ela foi questionada sobre demora em atendimento para combater a praga, no Jardim Triângulo e foi categórica: "Estamos recebendo muito pedido para combater pulga e carrapato, mas são apenas duas pessoas trabalhando neste setor.

Só a Zoonoses faz este trabalho, por isso a demora", disse. Segundo ela, a Zoonoses anota o endereço do reclamante, para depois fazer a dedetização. Afirma que não marca dia da visita, pois pode demorar semanas, de acordo com a demanda. "Avisamos que demora um pouco porque a cidade está infestada de pulgas e carrapatos.

Esta época é propícia porque é muito quente. Para piorar os cachorros saem para passear na rua, deitam e levam os insetos para dentro de casa e prolifera. Por isso está espalhando. E também eles vivem em pastos e acaba passando para residências próximas. E quase ninguém sabe que o sangue que sai do carrapato é cheio de filhotes", afirma.

A atendente lembra, ainda, que às vezes o agente vai a uma casa que solicitou o serviço, mas acaba fazendo a dedetização em outras da vizinhança. "E muitas vezes apenas uma dedetização não adianta, é preciso voltar duas ou mais vezes."

As informações da atendente da Zoonoses são confirmadas por Maria de Jesus, que procurou a reportagem para denunciar carrapatos no Jardim Triângulo. "No fundo da minha casa tem um pasto e minha casa está cheia de carrapatos. Tem dos pequenos e dos grandes [carrapato estrela]. Um cachorro meu já morreu e o outro está passando mal. Os carrapatos estão subindo nas paredes, entraram no banheiro, se esparramar na minha casa terei de abandoná-la", observa. Ela mora na rua Unai.
Casas da vizinhança também estão com proliferação do inseto. "Não está tendo condições. O quintal está cheio, os carrapatos estão subindo pelas paredes e a Zoonoses diz que não tem condições de vir. Falaram que já está marcada [a visita de agente] e que logo vem. Já joguei remédio, creolina mas não adiantou. Também neste ‘matão’ é cheio de lixo e entulho. Não adianta a gente limpar a casa se de fora o pasto está cheio de lixo. Os carrapatos estão disputando espaço com a gente e corrida entre eles", diz, assustada, lembrando que carrapatos transmitem doenças não somente para animais, mas também para pessoas, e é outra preocupação.

"É preciso providência da Zoonoses, porque já coloquei remédio, limpo a casa, tento prevenir, mas o carrapato está vindo do pasto."

Nenhum comentário: