segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Dez atitudes para seu cachorro viver mais!


1. Muita gente ainda acredita que vacinar seus cães uma vez por ano, durante a campanha de vacinação contra a raiva é o suficiente. NÃO É! Todos os cachorros devem receber a vacina múltipla (V8 ou V10) a partir dos 60 dias de vida.


2. Filhotes devem receber esta vacina com 60, 90 e 120 dias de vida e, a partir daí, renovar a vacinação anualmente.


3. A vacina de combate à raiva deve ser dada a primeira dose com 120 dias de vida e renovada anualmente.


4. A vacina múltipla custa entre R$ 40 a R$ 80, dependendo se é V8 ou V10 e em qual clínica for aplicada. Não existe um controle de preços.


5. Observe sempre se a clínica onde vai vacinar seu animal mantém as vacinas em câmara fria, com temperatura controlada e, principalmente, se existe um sistema que garanta fornecimento de energia para casos de queda de luz. Se a temperatura da câmara não permanecer entre 2ºC e 8ºC , a vacina perde totalmente o efeito.


6. Sempre leve seu animal para ser vacinado por um veterinário, que é a pessoa indicada e qualificada para fazer isso. Se o animal não estiver em condições perfeitas de saúde, e receber a vacina, ela poderá não ter efeito algum e ocorrer o que chamamos de "falha vacinal". Basta um pequeno resfriado, ou uma pequena febre para que isso ocorra.


7. Animais castrados vivem mais do que animais que não são castrados.


8. A castração evita neoplasias de mama e útero nas fêmeas e de próstata nos machos. (neoplasia foi a segunda maior causa das mortes constatada pelo estudo)


9. A castração evita a pseudociese ( pseudoprenhez ou gravidez psicológica), que causa grande desconforto nas cadelas, além de as predispor a uma neoplasia.


10. Outra vantagem dos animais castrados é a diminuição da fuga deles e suas conseqüências: atropelamentos, brigas entre machos, etc (lembrando que traumatismo foi a terceira maior causa de morte, segundo o estudo)