segunda-feira, 6 de julho de 2009

Obesidade canina.




Quem já não viu um cão gordinho passeando por aí? A obesidade é uma doença que atingia apenas seres humanos, mas hoje em dia está cada vez mais disseminada entre a população canina.
Nos últimos anos os hábitos alimentares dos cães mudaram bastante. Primeiro não existia ração, os cães só comiam restos de comida, que não era o ideal, mas até que era uma refeição balanceada composta por arroz, carne moída e legumes. Depois surgiram as rações que facilitaram muito a vida dos proprietários de animais de estimação. Hoje é possível encontrar rações que atendam às necessidades de cada raça! Mas junto com toda essa tecnologia na indústria de rações surgiram também no mercado muitas guloseimas, petiscos, snacks, biscoitos, tudo muito gostoso (que cão não abana o rabo quando sabe que vai ganhar um bifinho?), mas também muito calórico.
A Obesidade ocorre por um consumo de energia maior do que o seu gasto resultando em um acúmulo de gordura corporal, ou seja, come-se demais e gasta-se de menos e, assim como em seres humanos, a obesidade pode trazer diversas conseqüências negativas para a saúde do seu amigo, tais como: hiperlipidemia, hipertensão, diabetes, dificuldades respiratórias, problemas articulares, problemas dermatológicos, complicações anestésicas, além de dificultar o Médico Veterinário a realizar um bom exame físico.
Algumas raças são mais propensas à obesidade, são elas: Cocker Spaniel, Labrador Retriver, Basset hound, Dachshund, Beagle, entre outras. A castração também aumenta o risco de obesidade, pois junto com a redução dos níveis hormonais ocorre também uma desaceleração metabólica além de redução na atividade física e ausência de estímulo sexual.
Dificilmente a obesidade é a principal queixa do proprietário numa consulta veterinária, pois muitos proprietários não aceitam que seu cãozinho esteja com excesso de peso, mas a boa notícia é que com uma alimentação balanceada e aumento na prática de exercícios é possível deixar um cão gordinho em forma. Atenção: O exercício deve ser implementado gradualmente de acordo com a tolerância e o costume de cada animal.
Já existem no mercado rações terapêuticas para o controle e o emagrecimento dos cães, mas lembre-se, o Veterinário é o único profissional capacitado para diagnosticar a obesidade e escolher o melhor programa de perda de peso para preservar a saúde do seu melhor amigo
.