quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Rapidinhas sobre Banheiro




Como ensinar a fazer o xixi no lugar certo?


Fácil. Leve-o para o lugar que reservou para ser o banheiro dele 10 minutos depois de todas as refeições, logo depois de acordar ou brincar demais e ficar cansado. Deixe-o em cima do jornal e não faça nada, apenas espere. Se o local for fechado, como uma varanda, ou ele tiver um cercadinho, melhor, porque o cão não vai ter pra onde ir e vai acabar se aliviando ali mesmo. Fez no jornal? Brinque com ele, elogie, diga "bom garoto" e tire-o de lá. Faça isso por muitos dias, até você observar que ele já entendeu que a superfície do jornal é que é o local certo.




Ele fez xixi no local errado, o que fazer?

Não dê bronca, não diga nada. Se o pegar no ato, fazendo no lugar errado, segure-o e o leve para o jornal. Se só se der conta da sujeira depois, limpe o local sem que o cãozinho veja. O ideal é usar removedores de odores que vendem em pet shops ou supermercados, porque os produtos de limpeza não conseguem eliminar o cheiro por completo.


Não recomendo dar bronca no cão quando fizer no lugar errado, porque o filhote pode começar a não fazer nada na sua frente, por temê-lo. Ou ainda pode escolher aquele lugar pra fazer sempre que quiser chamar a sua atenção. Além disso, alguns podem desenvolver o ato de comer as próprias fezes (coprofagia) para escondê-las dos donos.