quarta-feira, 29 de julho de 2009
A Comunicação Canina!
terça-feira, 28 de julho de 2009
7 Razões para ter um Cachorro
segunda-feira, 27 de julho de 2009
Golden Retriever
-Displasia coxo-femural - detectada entre o 5º e 8º mês de idade, sempre antes dos 18 meses, cães com este problema não devem ser reproduzidos, evitando assim transtornos no futuro, e não colocando em risco a reputação do criador.
-Atrofia progressiva da retina - detectada entre o 4º e o 8º ano de vida, pode levar a cegueira total ou parcial do animal, podem ser feitos exames oftálmicos depois dos 24 meses para prevenção.
-Catarata e o Entrópio de pálpebras - pode aparecer à partir do 3º mês de idade.
-Piodermite - pode ser por inúmeros fatores; distúrbios metabólicos, deficiências imunológicas, descontrole endócrino ou por processos alérgicos.
sexta-feira, 24 de julho de 2009
Tudo sobre a raça Labrador
quinta-feira, 23 de julho de 2009
sábado, 18 de julho de 2009
Top 10 das raças de cães mais inteligentes
sexta-feira, 17 de julho de 2009
Doze Conselhos de Como Treinar seu Cão
quarta-feira, 15 de julho de 2009
O menor cão do mundo.
terça-feira, 14 de julho de 2009
Doenças mais comuns em cães.
Parvovirose
Parvovirose é transmitida principalmente pelas fezes de animais doentes que contaminam o ambiente e, conseqüentemente outros animais. Durante um passeio, dentro de casa, ou através da sola dos sapatos. É um grave problema em filhotes. Sintomas: vômitos, diarréia, depressão, desidratação e outros distúrbios que podem levar o animal à morte.
Parainfluenza
A Parainfluenza se assemelha muito à gripe humana, sendo transmitida por via aérea pelo vírus que dá nome à doença. Sintomas: corrimento nasal, tosse e espirros.
Cinomose A Cinomose é uma doença febril altamente contagiosa, transmitida principalmente por via aérea, como uma gripe nos humanos. Também é uma grave doença dos cães. Sintomas: secreções nasais, conjuntivites, tosse, diarréia, vômito e problemas neurológicos que podem levar o animal à morte.
Adenovirose
A Hepatite Infecciosa é uma doença causada pelo Adenovirus Tipo1, transmitida também por via aérea. Sintomas: febre alta, gastroenterite, dor abdominal, aumento no consumo de líquidos e lesão ocular.
Laringotraqueíte A Laringotraqueíte é uma doença causada pelo Adenovírus Tipo 2, transmitida por via aérea.Sintomas: sinais respiratórios como tosse, espirros, secreções nasais, entre outros.
Leptospirose A Leptospirose é uma doença transmitida com a penetração da bactéria pela mucosa e até pela pele, através da água contaminada com urina de ratos, animais silvestres, ou outros animais.Sintomas: febre, icterícia, hemorragias, dificuldade de locomoção, desidratação e outros que podem levar o animal à morte.
Coronavirose A Coronavirose é uma enfermidade viral que muitas vezes está associada à Parvovirose, e é transmitida da mesma forma. Sintomas: diarréia com ou sem vômitos, podendo apresentar muco e/ou sangue.
Leishmaniose Visceral Canina A Leishmaniose Visceral Canina (LVC) pertence ao complexo das Leishmanioses, que se caracterizam por um conjunto de síndromes complexas e multifacetadas, causadas por diversas espécies do gênero Leishmânia, transmitidas por insetos vetores que afetam tanto seres humanos como animais domésticos e silvestres, e estão distribuídas por todos os continentes, com exceção da Oceania e da Antártida. O cão é o principal reservatório da Leishmaniose visceral no Velho e no Novo Mundo. De forma geral, a enzootia canina tem precedido a ocorrência de casos humanos e, a infecção em cães tem sido mais prevalente que no homem em todo o país.A transmissão das Leishmânias ocorre principalmente a partir da picada do inseto vetor contaminado. A L. infantum pode ser transmitida, ainda, por meio de transfusão sangüínea e acidentes de laboratório. A transmissão congênita, ou pelo coito, não foi descrita em cães, embora alguns pesquisadores considerem essa possibilidade.
Tosse dos Canis Um dos principais sintomas da “gripe canina” é a presença de uma tosse, geralmente seca, forte e persistente que pode ser agravada após algum esforço físico causando dificuldades respiratórias e ânsia de vômito. O sintoma pode persistir por alguns dias e, em certos casos, por até duas ou três semanas. Os animais podem apresentar febre, apatia, falta de apetite e dificuldade respiratória, caso o quadro se agrave. Para prevenir a “gripe canina”, são imprescindíveis também bons programas de manejo, como limpeza adequada do ambiente. Evitar a exposição do animal às mudanças bruscas de temperatura e aos ambientes úmidos também ajuda a mantê-lo saudável.
Giardiose Giárdia é um protozoário (parasita) que causa uma doença infecciosa (denominada “giardíase”) que afeta o estômago e os intestinos de varias espécies animais, inclusive o homem. É portanto uma zoonose doença que passa dos animais para os seres humanos.Os sintomas mais comuns são diarréia, fezes moles e com cheiro forte. Para causar infecção, os parasitas precisam ser ingeridos. Pode se pegar uma infecção por giárdia quando se ingere alimento ou água contaminada com o germe. Os parasitas multiplicam-se no intestino delgado e são expelidos na defecação.
domingo, 12 de julho de 2009
Cães Inteligentes.
sábado, 11 de julho de 2009
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Curiosidades
Por que os cachorros ficam dando voltas antes de deitar?
É um comportamento herdado de seus ancestrais. Os lobos tinham o hábito de dar voltas pra checar o solo ou a grama, uma boa maneira de se prevenir de espinhos ou de qualquer outra coisa que pudesse machucá-los... Além disso, essas “voltinhas” serviam também como estratégia de sobrevivência! Era uma forma de verificar a direção do vento, para deitar numa posição que permitisse perceber a aproximação de algum predador pela retaguarda ou sentir o cheiro do animal que tentasse atacar pela frente.
Os cães podem pressentir a chegada do dono?
É verdade que os cachorros não enxergam algumas cores?
Por que os cães querem cheirar tudo que encontram pela frente? O sistema de olfato dos cães é muito melhor que o nosso. É uma espécie de fonte de informação para eles. Os cachorros possuem cerca de 200 milhões de receptores para odores, enquanto os humanos possuem apenas 5 milhões. Por isso, eles são capazes de identificar odores que nós não percebemos. Eles conseguem, por exemplo, seguir os rastros de cheiro de pessoas após vários dias.
Os cães ouvem melhor que os humanos?
Por que os cães cheiram o rabo dos outros animais?
Por que alguns cães e gatos têm o costume de comer grama?
Por que os cães fazem xixi nos pneus dos carros?
Óculos escuro para cães: exagero ou necessidade?
terça-feira, 7 de julho de 2009
Principais Pet Shops de Uberaba.
Rua: Tenente Joaquim Rosa, 776,
Bairro:São Benedito Fone:3336-0272
2. Re Pet Shop
Av: José Valim de Melo, 950,
Bairro:Parque Gameleiras Fone:3314-5905
3. Pet Shop Mundo Animal
Av: Xv de Novembro, 149,
Bairro:Estados Unidos Fone:3321-5538
4. Pet Dog e Cia
Av: Santos Dumont, 1091,
Bairro:Santa Maria Fone:3311-8278
5. Pet Shop Feito Cão e Gato
Rua: Azevedo Costa, 103,
Bairro:Boa Vista Fone:3316-2125
6. Pet House
Av: Orlando Rodrigues da Cunha, 2131,
Bairro:Vila São Vicente Fone:3316-3529
7. Dog Plaza Pet Shop
Rua: Tupaciguara, 1315,
Bairro:São Benedito Fone:3312-7907/ 3313-0882
8. Pet Shop Animais e Cia
Rua: Padre Gerônimo, 196,
Bairro:Centro Fone:3333-7008/ 3338-2525
9. Jardinagro Pet E Cia
Av: Leopoldino de Oliveira, 56,
Bairro:centro Fone:3333-0614
10. Pet Planet
Rua: Espírito Santo, 294,
Bairro:Santa Maria Fone:3314-9055
11. Rural Pet Rações e Implementos Ltda
Rua:Leopoldino Oliveira, 1789,
Bairro:Conjunto Frei Eugênio Fone:
12. Pet Petit Pet Shop
Av: Santos Dumont, 1035,
Bairro:Centro Fone:3316-2408
13. Recanto Animal Pet Shop
Av: Alberto Martins Fontoura Borges, 137,
Bairro:São Benedito Fone:3338-3546
14. Casa Veterinária Santa Beatriz
Av: Orlando Rodrigues da Cunha, 1190,
Bairro:Leblon Fone:3317-3145/ 8866-1975
15. R2 Rações Masson LTDA.
Rua: Onofre da Cunha Rezende, 404,
Bairro:Vila Maria Helena Fone:3322-5200
segunda-feira, 6 de julho de 2009
Obesidade canina.
Nos últimos anos os hábitos alimentares dos cães mudaram bastante. Primeiro não existia ração, os cães só comiam restos de comida, que não era o ideal, mas até que era uma refeição balanceada composta por arroz, carne moída e legumes. Depois surgiram as rações que facilitaram muito a vida dos proprietários de animais de estimação. Hoje é possível encontrar rações que atendam às necessidades de cada raça! Mas junto com toda essa tecnologia na indústria de rações surgiram também no mercado muitas guloseimas, petiscos, snacks, biscoitos, tudo muito gostoso (que cão não abana o rabo quando sabe que vai ganhar um bifinho?), mas também muito calórico.
A Obesidade ocorre por um consumo de energia maior do que o seu gasto resultando em um acúmulo de gordura corporal, ou seja, come-se demais e gasta-se de menos e, assim como em seres humanos, a obesidade pode trazer diversas conseqüências negativas para a saúde do seu amigo, tais como: hiperlipidemia, hipertensão, diabetes, dificuldades respiratórias, problemas articulares, problemas dermatológicos, complicações anestésicas, além de dificultar o Médico Veterinário a realizar um bom exame físico.
Algumas raças são mais propensas à obesidade, são elas: Cocker Spaniel, Labrador Retriver, Basset hound, Dachshund, Beagle, entre outras. A castração também aumenta o risco de obesidade, pois junto com a redução dos níveis hormonais ocorre também uma desaceleração metabólica além de redução na atividade física e ausência de estímulo sexual.
Dificilmente a obesidade é a principal queixa do proprietário numa consulta veterinária, pois muitos proprietários não aceitam que seu cãozinho esteja com excesso de peso, mas a boa notícia é que com uma alimentação balanceada e aumento na prática de exercícios é possível deixar um cão gordinho em forma. Atenção: O exercício deve ser implementado gradualmente de acordo com a tolerância e o costume de cada animal.
Já existem no mercado rações terapêuticas para o controle e o emagrecimento dos cães, mas lembre-se, o Veterinário é o único profissional capacitado para diagnosticar a obesidade e escolher o melhor programa de perda de peso para preservar a saúde do seu melhor amigo.
domingo, 5 de julho de 2009
Curiosidades.
Você sabia que...
- Os cães suam através das patas e do focinho.
- Os cães são mais suscetíveis a atacar um estranho correndo, do que um que esteja parado.
- A maior ninhada ocorreu em 1944 quando uma American Foxhound teve 24 filhotes.
- Dar chocolates aos cães pode ser fatal para eles. Um ingrediente do chocolate, a teobromina, estimula o sistema nervoso central e o músculo cardíaco. Cerca de 1 kg de chocolate de leite, ou apenas 146 gramas de chocolate de culinária serviam para matar um cão de 22 kg.
- Os cães selvagens que vivem em matilhas na Austrália são chamados Dingos.
- O olfato dos cães é dos melhores da natureza. Se as membranas situadas no nariz dos cães fossem estendidas, elas seriam maiores do que o próprio cão.
- Se um cão tiver a cauda erguida, é um sinal de dominância. Significa que é o líder da matilha.
- Os cães têm cerca de 100 expressões faciais, a maior parte delas é feita com as orelhas.
- Já não há Huskies Siberianos na Sibéria.
- Os cães vêem a cores, mas não tão nitidamente como os humanos.
- Quando os cães têm dores de estômago, comem relva para vomitar.
- Dois cães sobreviveram ao naufrágio do Titanic. Escaparam nos primeiros botes salva-vidas, que levavam tão pouca gente que ninguém se importou que eles estivessem lá.
- Os americanos gastam mais dinheiro em comida de cão do que em comida de bebê.
- Cinofobia - medo dos cães e da raiva.
- Houve um cão que era tão leal ao dono que, quando este morreu, ele nunca saiu de perto da cama. Apenas saía para ir buscar comida e voltava para comer ao pé do dono, como era costume. O cão passou o resto dos seus dias ali. Quando morreu foi enterrado ao lado do dono.
- O cão de guarda húngaro Kuvasz não é geneticamente um cão branco. O Kuvasz é um cão preto com pelo branco.
- Geralmente, a boca de um cão tem menos bactérias e germes do que a boca de um humano.
- Há mais de 52.6 milhões de cachorros nos Estados Unidos.
- A imagem de salvador de viajantes sustentada pelos cães São Bernardo surgiu na Suíça em meados do século XVIII. Foi em Valais, na Pousada do Grande São Bernardo, que os monges começaram a treinar os cães, inicialmente como auxiliares em trabalhos domésticos. O tempo foi passando e os cães foram também ensinados a guiar os viajantes que passavam pelas redondezas, além de ir buscar vítimas de avalanches que pudessem estar soterradas vivas na fria região da Pousada, o desfiladeiro do Grande São Bernardo. Apesar de serem realmente cães de salvamento, nunca levaram amarrado ao pescoço o barrilzinho com álcool freqüentemente visto em ilustrações e desenhos animados. O mais conhecido desses cães chamava-se Barry, dono da fama de ter salvo mais de 40 pessoas em toda a sua vida. Ele ainda pode ser visto, empalhado, no Museu de História Natural de Berna.
- Os cães machos urinam com muito mais frequência do que as cadelas. Isso porque a urina também age, em parte, como marcador de seu território.
- Na hora da refeição, o cão é mais receptível a ensinamentos. Um filhote aprende mais rápido seu nome quando você o chama para se alimentar.
- A menor raça de cão é o Chihuahua cujo peso reconhecido se encontra entre 90 gramas até 2,75 kg.
- As raças mais altas de cães são o Grand Danois, o Wolfhound Irlandês, o São Bernardo, o Mastim Inglês, o Borzoi e o Karabash da Anatólia (cão pastor turco). Todas essas raças podem chegar a 90 cm de altura.
- O Museu da História Natural, na Cidade do México, possui um esqueleto de um Chihuhua que mede apenas 18 cm. Apesar de não estar citado o peso deste cão, apresentado em 1910, calcula-se que não poderia ter pesado mais de meio quilo.
- Os cães da raça grandes têm um aparelho digestivo muito sensível. O menor stress pode causar amolecimento das fezes ou diarréias.
- O segundo cão menor é o Yorkshire Terrier que, oficialmente, não deve pesar mais do que 3,20 kg, embora atualmente muitos "Yorkies" tendam a ser muito mais pesados.
- O aparelho digestivo de um cão de raça pequena representa 7% de seu peso total, contra somente 2,7% para um cão de raça grande.
- O cão somente torna-se maduro ao atingir um ano e meio de vida, ou às vezes até mais.
- A fabricante de brinquedos TAKARA criou um computador de mão que traduz o latido em bom Japonês. O aparelho é equipado com um programa que interpreta o humor do animal de acordo com o tom dos ruídos. O cão usa uma coleira com um gravador. O som é transmitido para o tradutor que interpreta na tela de cristal líquido como alegria, frustração, tédio...
- Na astrologia, existem quarenta "dias de cão" - entre 3 de Julho e 11 de Agosto - quando Sírio, a Estrela do cão, levanta e deita-se com o Sol.
- O Greyhound é uma raça pura usada na caça desde o tempo dos Romanos. Hoje em dia é criado de acordo com as linhas distintas para exposição.
- Quando adulto um cão de raça pequena atinge 20 vezes o seu peso de nascimento, enquanto o cão de raça grande ou gigante poderá atingir 100 vezes.
sábado, 4 de julho de 2009
Porque contratar um Dog Walker?
Enfim, seja qual for o motivo particular que não permite que o dono de um animal de estimação possa passear com ele, o fato é que é indispensável que seu bichinho tenha momentos de exercício e lazer.
Os benefícios são enormes: