Todo cãozinho é extremamente curioso e certamente vai mexer, morder, engolir, puxar e enfiar o seu focinho em tudo o que estiver ao seu alcance. Para evitar graves acidentes e grandes prejuízos, nunca o deixe sozinho e solto por toda a casa.
Condicione-o a ficar sozinho por períodos curtos desde sua chegada ao novo lar. Aumente aos poucos esses intervalos durante as primeiras semanas de adaptação.
É importante que ele aceite sua ausência como parte da rotina normal, onde ele irá se entreter com algum brinquedo especial, alguma guloseima ou simplesmente descansará.
Durante o dia deixe-o no seu cômodo previamente preparado “a prova de filhotes” e feche a porta por alguns minutos. Caso ele se desespere, chore ou arranhe a porta ... não corresponda. Aguarde em silêncio e somente abra a porta para ver se está tudo bem quando ele estiver quietinho e tranqüilo.
Outro cuidado importante é não dar-lhe nenhuma atenção aproximadamente 10 minutos antes de você sair de casa e o mesmo período após chegar, ignorando a sua presença.
Não corresponda a sua alegria, a fim de controlar sua ansiedade e aceitar suas chegadas e partidas com a maior naturalidade. Com um pouco de treino e paciência, o cãozinho não se sentirá triste e abandonado quando estiver sozinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário